22/03/2010

Dia Mundial da Árvore e da Água

Os alunos dos 3º e 4º anos da EB1/JI de LIJÓ foram convidados a participar, no dia 22 de Março, nas actividades promovidas pela Câmara Municipal para a comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Água. Essas actividades têm como principal objectivo a sensibilização das crianças para a importância da protecção da floresta e da correcta gestão dos recursos hídricos.

Chegámos ao areal de Areias S. Vicente, junto à barragem da Penide, onde nos esperavam os responsáveis pela actividade da Câmara Municipal e um grupo de Bombeiros Voluntários de Barcelos, com um auto-tanque para a actividade em que a água fazia funcionar umas alavancas e dois botes para a travessia do Rio Cávado. Realizámos alguns jogos e iniciou-se a travessia. Em grupos, lá íamos vestindo os coletes e entrando no bote. Que aventura! Nunca pensámos que o nosso rio era tão bonito! O primeiro grupo conseguiu ver uma lontra, um guarda-rios e patos selvagens. O Drº Abel ia explicando a fauna e a flora que íamos observando. Vimos os jacintos-de-água, que são plantas nocivas, quer para as outras plantas quer para os peixes. Vimos uma azenha e umas pedras, as pesqueiras, cuja finalidade é a de os peixes poderem subir o rio no açude. Os pescadores também se instalam nessas pedras para pescarem.

Na margem esquerda, situam-se as instalações das Águas do Cávado, onde se capta a água do rio, trata e distribui pelas freguesias até chegar às nossas casas. Foi aí que descemos dos botes, onde nos esperava a Drª Diana. Levou-nos até à ETA (Estação de Tratamento da Água), mostrou-nos os tanques onde era depositada a água captada no rio e levou-nos até às diversões: os insufláveis. Entretanto, chegou a hora do almoço e deslocámo-nos até à cantina. No fim do almoço, voltámos aos insufláveis e, mais tarde, reunimo-nos com as outras escolas participantes para nos despedirmos e recebermos uma lembrança deste dia e desta actividade.

Foi um dia muito interessante e divertido.


Sem comentários: